Conheça 3 cidades piauienses com influência portuguesa até no nome


Que o Brasil foi colonizado por portugueses, todo mundo sabe. Mas você sabia que a cultura portuguesa exerceu forte influência em vários municípios brasileiros, inclusive no Piauí? Podemos encontrar facilmente a forte presença de elementos portugueses fazendo um passeio por algumas cidades do estado como Campo Maior, Amarante e Oeiras que, até no nome, receberam influência portuguesa.

Campo Maior 
O município piauiense de Campo Maior fica a uma distância de 86 km de Teresina, sendo um dos mais antigos do estado, e completou no dia 8 de agosto do ano passado 255 anos de emancipação. Talvez a cidade seja a mais ideal para exemplificar a influência da cultura portuguesa na formação da sua identidade.


O próprio nome da cidade é semelhante ao de uma vila portuguesa, localizada no Distrito de Portalegre. Em Portugal, Campo Maior possui cerca de 10 mil habitantes. Além disso, o santo padroeiro de Campo Maior, no Piauí, é Santo Antônio, um português que nasceu em Lisboa e se chamava Fernando de Bulhões. A escolha de Santo Antônio como padroeiro partiu de Bernardo de Carvalho e Aguiar, responsável pela construção da primeira igreja de Campo Maior e foi feita para homenagear Portugal, terra de Bernardo e do santo.

A religiosidade católica também foi influenciada pelos portugueses. Quando a coroa se estabeleceu no Brasil, no período colonial, a primeira atitude em terras brasileiras era edificar um templo católico e rezar uma missa na tentativa de converter índios à religião católica, praticada pelos portugueses. 

Em Campo Maior, podemos identificar também a influência da cultura portuguesa na arquitetura. Vários prédios e monumentos da cidade como a própria Catedral, a Câmara Municipal e a Academia de Letras, todos na Praça Bona Primo, Centro Histórico de Campo Maior.


Amarante 
A cidade de Amarante também é outro exemplo. Em Portugal também há uma cidade chamada Amarante, pertencente ao Distrito de Porto, tendo perto de 11 mil habitantes. O santo padroeiro, São Gonçalo, também foi um eclesiástico português beatificado Pela Igreja Católica dotado de grande devoção popular não só em Amarante, mas em Regeneração e Batalha, ambas no Piauí. 


A arquitetura de Amarante é referência para se analisar a comparação entre a Amarante do Piauí e a de Portugal. Podemos afirmar que suas características arquitetônicas predominantes se identificam com a arquitetura do período colonial, de herança portuguesa. 

Oeiras
A primeira capital do Piauí também tem uma xará em Portugal. O pequeno município de Oeiras, com apenas 45,88 km², é o 5º mais densamente povoado de Portugal, com 173 149 habitantes. 


Sem dúvidas, um pedacinho de Portugal no Piauí com traços portugueses na arquitetura de suas várias igrejas, prédios comerciais, museus que abrigam documentos e objetos vindos da coroa durante a colonização, etc. 

Texto: Ryan Andrade
Fotos: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CP elege as 10 cidades mais bonitas do Piauí. Veja quais foram.

Jornal Nacional destaca alerta de temporais para o Piauí nesta quarta.

PEDRO II: "Profeta da chuva" diz que precipitações devem se intensificar a partir do dia 15 de janeiro.